segunda-feira, 31 de maio de 2021

Que País É Esse?

 Foto: Em meio a ordenados astronômicos a miséria campeia na foto da Revista ISTOÉ  e Pixabay

O conflito diplomático envolvendo o Brasil e a França que ficou conhecido como Guerra da Lagosta em 1962, dizem que Charles de Gaulle teria dito que “O Brasil não é um país sério.” Continua não sendo. O diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho, tentou dizer que a autoria da frase, teria sido sua para amenizar o conflito. Não deu certo.                                                                        

Em passado recente Cazuza, gravou a música: “Que país é esse?”. Rosecler Abreu esclareceu que essa música, “poucos sabem, foi escrita em 1978 (durante a ditadura), porém só foi gravada em 1987 com a Legião Urbana. Hoje, em pleno 2021, pergunto: “Que país é esse que vira piada no exterior”. Giseliariel Miranda, “esse parece até nosso hino nacional. Que irônico!”. “Nas favelas do senado/Sujeira para todo lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação/ Que país é esse.  No Amazonas no Araguaia/ Na baixada fluminense/ Em Mato Grosso e nas gerais/ E no Nordeste tudo em paz/ Que país é esse. Na morte eu descanso/ Mas o sangue anda solto/ Manchando os papéis/ Documentos fiéis/ Ao descanso do patrão/ Que país é esse. Terceiro mundo”.  Mais o Brasil independe da sujeira, continuará crescendo limpando os que se locupletam das posições de vantagens que ocupam.                                                                                         

O Brasil tem solo fértil e sol o ano todo, clima favorável para o agronegócio, salvo algumas estiagens. Safra, safrinha e entressafra apoiadas por tecnologias agronômicas de sucesso alavancam este segmento. A Europa tem procurado a autossuficiência na produção de alimentos, diminuindo a dependência do continente. No entanto, temperaturas extremas sempre interferem de acordo com o Serviço de Mudança Climática do Copernicus.                            

O Brasil está entre os onze maiores produtores de alimentos do mundo segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. Mesmo assim, existe fome em ambos os países.               

Quanto à saúde, está em voga citar o SUS, Sistema Único de Saúde, que poucos países privilegiam. Com tudo, a população carente pena nas longas filas e difícil atendimento. Na política a “ilha da fantasia da Câmara “autoriza, aumento de 170 % para auxílio a saúde. Enquanto isso, educação, ciência e cultura penam em suas salas de aula.

Alguns políticos se apropriaram da Covide-19 para voltar à mídia mais não divulgam que 60.000.000 de brasileiros, já foram imunizados deixando o Brasil em quarto lugar no processo de vacinação, só perdendo para os EUA, China e Índia.

No dia 21 de maio passado, um médico entrevistado, esclareceu que as vacinas não têm imunidade de 100%, apesar da importância do processo. Outro fato inédito para mim é a diminuição da eficácia à proporção que envelhecemos.

Que país é esse, que você tem que levar uma pessoa para fotografar o momento da vacina para assegurar a validade do ato de vacinação.

Que pais é esse com uma Carta Constitucional assegurando em seu artigo 2º os três poderes, mas também posteriormente define composições, funções e prerrogativas. “São poderes da união, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. “A separação dos poderes, portanto, é uma forma de descentralizar o poder e evitar abusos”. (Separar os poderes?).

Por fim, já pensamos nas eleições de 2022. Existe uma constante preocupação em retrocesso político se os brasileiros não encontrarem uma terceira opção de voto. A busca pelo candidato honesto que volte a dignificar o cargo, que faça respeitarem o poder Executivo, que pense no povo e não na politicagem constante e individual que muitos tentam se aproveitar.

Viva o Brasil, só Deus para nos indicar o caminho.

                                                                     

                                                                            

 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário