CURRÍCULO DE GIL MÁRIO - MARÇO DE 2017


Gil Mário de Oliveira Menezes nasceu em Salvador, Bahia, em 1947. Formou-se em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, em 1979, e Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco, em 1972. Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana desde sua fundação em 1976. Em 1993, recebeu incentivo por Produção Cientifica Artístico e Cultural pela UEFS, através dos Departamentos de Saúde e de Letras e Artes.

Em 1995, foi membro da Comissão de Implantação do Curso de Educação Física. Em 1996, assumiu a assessoria cultural do Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS, e participou da implantação da Galeria de Arte Caetano Veloso, em Santo Amaro-Bahia. Em 1999, integrou a comissão que transforma a galeria em Museu Galeria de Arte Caetano Veloso, assinando como organizador o Catálogo Histórico, composto de todas as obras do acervo museológico.

Participou do intercâmbio entre o Museu de Arte Moderna - BA e o Museu Regional de Arte de Feira de Santana, que resultou em exposição da coleção inglesa em Salvador e coleção equivalente em Feira, ambos com catálogos completos das obras com participação da Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia.

Elaborou, em 2000, como organizador, o catálogo do acervo do Museu Regional de Arte de Feira de Santana. Em 2001, foi curador da "Coleção Inglesa" do MRA-Feira, representando o CUCA/UEFS na exposição "Coleções Brasileiras", realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, de Brasília, Distrito Federal. Em 2001, assumiu a Curadoria do Museu Regional de Arte - CUCA/UEFS. Em 2002, foi membro da Comissão de Implantação do Curso de Técnicas de Museus para Agentes Culturais pela UEFS/CUCA e empossado na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, tendo como Patrono Áureo Filho. E membro do Conselho Fiscal do instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana: primeira diretoria, 2003/2005 e do biênio 2006/2008.
Como crítico, assinou a coluna Arte no Brasil, especializada em cultura e artes plásticas do jornal feirense “NoiteDia”, além de compor seu Conselho Editorial desde a sua fundação em 20 de setembro de 1998. Atualmente assina a coluna Universo das Artes no Jornal Folha do Estado da Bahia.
Em 2005, integrou a Comissão de Seleção e Premiação do XXXII Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Em 2006, integrou a Comissão de Seleção e Premiação do VI Concurso Feirense de Fotografia Profissional – “Sertão Feirense” – Seu Povo, Seus Aspectos e seus Costumes – BA.
Em 2007, como Curador do Museu Regional de Arte de Feira de Santana planejou as comemorações dos 40 anos do Museu com a exposição individual do artista plástico César Romero e implantou a Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho – BSES além de nomear as salas do MRA com seus fundadores de 1967.
  
Síntese das principais realizações na área das artes plásticas
Em 1975 expôs, pela primeira vez, na “Novarte Bahia”- Feira de Santana; em 1979, participou da coletiva dos concluintes do curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, na Cañizares Galeria de Arte; no Museu Regional de Feira de Santana, figurou no 1º Salão de Artes Plásticas de 1980, onde recebeu menção honrosa. Em 1982, ganhou o “Prêmio Exposição", na Expô-Concurso da UEFS, e realizou, no mesmo ano, a 1ª Exposição Prêmio, no MRA-Feira. Em 1984, no Salão Universitário de Artes Plásticas do MRA, recebeu o "Prêmio Olney São Paulo".
Em 1995, atuou como artista e organizador, junto ao Escritório de Arte da Bahia, em dois leilões realizados no Feira Palace Hotel.
Em 1996, exposição de inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana-Ba. Participou do 2º Festival Internacional Pinte no Pelô II - Salvador, 1997. Em 1998, coletiva de inauguração da Galeria de Arte Caetano Veloso, em Santo Amaro-Ba; em 1999, Museu de Arte Sacra da Bahia, coletiva "100 Artistas Plásticos da Bahia''.
É citado em livros e artigos, como “Amador das Artes 50 anos de crítica de arte", de Carlos Eduardo da Rocha; "Gente da Bahia”, Edivaldo Machado Boaventura; "100 Artistas Plásticos da Bahia" e nas revistas " Sitientibus", da UEFS, "Panorama da Bahia", "Arte Bahia", “Revista da Bahia”, "Veja'', “Gente & Atualidades”, “Guia das Artes”-1996,97,98; Revista “CARAS”, edição 342. Dicionário “Artes Plásticas Brasil”, de Maria Alice & Julio Louzada 2000 / 2001. Vol. 12, 3/460, 7/299, 8/358, 9B/366, 12B/178; “Dicionário Personativo, Histórico e Geográfico da Feira de Santana”, de Oscar Damião de Almeida, Carta Capital, de 24 de julho , Feira em Revista de novembro, Revista FOCO de dezembro e Neon de set / out / novembro de 2002. Seus trabalhos estão disponibilizados para visitação no site http://www.artistasdabahia.com.br/, http://www.juliolouzada.com.br/ e no blog: gilmarioom.blogspot.com
Gil Mário já foi tema de textos assinados por Reynivaldo Brito, Floriano Teixeira, Edivaldo Machado Boaventura, Carlos Eduardo da Rocha, Dival Pitombo, Josélia Costa Andrade, José Carlos Teixeira, Simone Ribeiro, Matilde Matos, Hugo Navarro, Cândida Silva, Carlos Lima, Jose Ronaldo de Carvalho, César Romero, Aldo Tripodi, Marcos de Lontra Costa, além de várias citações em jornais. Mantém ou manteve trabalhos em acervos de galerias fora do Estado, como, AC Carafizi Galeria de Arte - São Paulo, SP; Maria Augusta, Galeria de Artes - Rio de Janeiro, RJ; Visual Galeria de Arte - Brasília, DF; Galeria Arte Assinada-Pará; Galeria de Arte Ygnez Fiuza, Fortaleza - Ceará; ARTE & ESPAÇO, Brasília - DF; na Bahia , trabalhos com a sua assinatura estão presentes nas principais galerias especializadas, além da Galeria de Arte Carlo Barbosa do CUCA-UEFS, em Feira de Santana.
  
Exposições Individuais
2017- Exposição permamanente  no Espaço Cultural Gil Mário  (Faenzza ) Feira de Santana-BA
2014- Exposição "Florestabilidade" - Galeria de Arte Jenner Augusto- Aracaju-Se
2013Exposição "Espaço Cultural Restaurante Vivas" - Feira de Santana-Ba.
2008- Maria da Luz Galeria de Arte – “ Coleção Heretuns” - Feira de Santana - BA
2007- Exposição Memórias Artísticas de Feira de Santana no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - Feira de Santana - BA.
2006- Exposições na Galeria Neuter Michelon – Caixa Cultural, 15 de dezembro a 11 de março de 2007 -São Paulo– SP.
- Galeria de Arte Prova do Artista - Projeto Cultural Arte Sofitel Salvador,14 de abril - Salvador - BA.
2005- Galeria de Arte ACBEU – 30 de setembro (Artista Convidado) – Salvador-BA
- Galeria de Arte Áureo Filho do CETEB (Coleção Afro-brasileira) – Feira de Santana - BA
2004- Museu Casa do Sertão – “O Sertão em Festa” – Feira de Santana - BA
 - Galeria de Arte Prova do Artista – Projeto Cultural Arte Sofiftel, 07 de maio – Salvador – BA
 - Galeria de Arte Áureo Filho do CETEB (Coleção “O bumba-meu-boi”) – Feira de Santana - BA
 2003- Conjunto Cultural da Caixa, Salvador – BA (exposição "Cores da Minha Terra") – (Galeria Mirante)
 2002- Museu Galeria de Arte Caetano Veloso, Santo Amaro - BA
 - Museu de Arte Contemporânea – MAC (Retrospectiva), Feira da Santana – BA.
 - Museu Hansen Bahia, Cachoeira – BA.
 - ATRIVM Galeria de Arte, Salvador - BA.
 1999- Prova do Artista Galeria de Arte - Espaço Cultural Eliane, Salvador - BA.
 1997- Museu Regional de Arte, 30 anos de Fundação, Feira de Santana - BA.
 - Prova do Artista Galeria de Arte, Hotel Sofitel - Projeto Arte Bahia.
1993- ADA Galeria de Arte, Salvador - BA.
1992- Espaço Cultural Gil Mário, Feira de Santana - BA.
1990- NR Galeria de Arte, Salvador- BA.
1989- Galeria "O Cavalete", Salvador - BA.
1986- Noguerol Galeria de Arte, Salvador- BA
1979- Galeria Cañizares, Salvador - BA.

Além destas 25 exposições individuais e 107 coletivas em 40 anos de arte pelo Brasil,seu trabalho mais importante é o Monumento ao Caminhoneiro, implantado na Praça Jackson do Amaury em Feira de Santana/ Bahia.

Exposições Coletivas
  
1975 • Novarte Bahia 75 – Feira de Santana - BA
1976 • ACBEU (03 Artistas) – Salvador - BA
1977 • Artetotal – Carro de Boi – Feira de Santana - BA
1978 • Museu Regional de Feira de Santana – 1ª Semana de Arte de Feira de Santana - BA
• Museu Regional de Feira de Santana – 1º Salão Universitário - Bahia 
• Galeria Cañizares – “Coletiva dos concluintes do primeiro semestre de 1979” UFBA – Salvador - BA
1980 • Museu Regional de Feira de Santana – 1º Salão de Artes Plásticas -“MENÇÃO HONROSA” - Bahia
1982 • Expô-concurso na UEFS – “PRÊMIO EXPOSIÇÃO” - Feira de Santana - BA
• Museu Regional de Feira de Santana – 1ª Exposição Prêmio – Feira de Santana - BA 
1984 • Museu Regional de Feira de Santana – 1º Salão de Artes Plásticas – “PRÊMIO OLNEY SÃO PAULO” – Feira de Santana - BA
• I Salão de Artes Plásticas – SEC – UNEB – CETEBA – Salvador - BA
• Participou coordenou “MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS” promovida pelo
• Departamento de Letras e Artes na IV Jornada Universitária. – Feira de Santana - BA
1985 • Coletiva de Arte Baiana – Caixa Econômica Federal , agência Pituba , Salvador-BA
• Coletivas de Pinturas realizadas na Galeria Galeão Sacramento. Ilha de Itaparica - BA
• Participou das Exposições – Leilão realizadas por Luíz Caetano S. de Queiroz em Salvador, Feira de Santana e Mar Grande - Bahia 
• Exposição de Inauguração na Galeria de Arte Raimundo de Oliveira – Feira de Santana - BA 
• Síntese da Arte Feirense – Clube de Campo Cajueiro – Feira de Santana - BA
1987 • Participou da Exposição – Leilão realizada pelas Galerias de Artes “O CAVALETE” e “RAIMUNDO DE OLIVEIRA” – Salão de Convenções Feira Palace – Feira de Santana – BA. 
• Galeria de Arte Leilões de São Paulo – SP. 
• 1º Grande Leilão de Arte da Galeria “O CAVALETE” - Salvador - BA 
• Maria Augusta Galeria de Arte – MOVIARTE – Rio de Janeiro – RJ
• Participou do Grande Leilão Cultural, de Artistas Brasileiros do Escritório de Arte da Bahia e Eduardo Leite - Salão de Convenções Feira Palace Hotel – Feira de Santana – BA.
1989 • Coletiva na NR Galeria de Arte – Salvador - BA
• Participou do Leilão de Pinturas de Artistas Brasileiros realizado por Eduardo Leite no Escritório da Arte da Bahia Salão de Convenções do Palace Hotel – Feira de Santana - BA 
• Coletiva Intitulada “MULHER” – NR GALERIA DE ARTE – Salvador - BA
1991 • Coletiva no Museu Regional de Feira de Santana ( 02 artistas ) - Bahia 
• Coletiva da Jornada Universitária no Espaço Cultural Gil Mário – Galeria de Arte – Feira de Santana – BA
• Exposição “SUMMER OPEN BAHIA” Coordenação NR Galeria de Arte – Salvador - BA
• Coletiva comemorativa do IV ano da NR Galeria de Arte – Salvador - BA
1994 • “Natureza a mostra por 07 artistas” – ADA Galeria de Arte – Salvador - BA
• “Plurais” Coletiva de Artistas Plásticos feirenses – Museu Regional de Feira de Santana - BA
1995 • Exposição Coletiva da inauguração do Museu de Arte Contemporânea Feira de Santana – BA
• Participou da Exposição Coletiva de Arte Contemporânea no MAC – Feira de Santana - BA
• Coletiva no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana – BA
• Exposição Coletiva na ADA Galeria de Arte – “8 expressões” - Salvador -BA
• Exposição Coletiva 2º Festival de Artes Visuais do Pelourinho – Salvador -BA
• Galeria Prova do Artista e Hotel Sofitel Projeto Arte Bahia – “Anjos da Bahia”
• Exposição “12 Artistas Brasileiros” na CDL - Feira de Santana - BA
1998 • Coletiva de Inauguração na Galeria de Arte Caetano Veloso em Santo Amaro da Purificação - BA
• Pintando na Praça Coletiva realizada no Espaço Cultural da CDL - Feira de Santana - BA
• Galeria de Arte – Prova do Artista – Exposição e Lançamento do Livro “100 Artistas Plásticos da Bahia”- Local: Museu de Arte Sacra da Bahia
• Galeria de Arte – Carlo Barbosa do CUCA. Exposição e Relançamento do Livro “100 Artista Plásticos da Bahia” – Feira de Santana
• Coletiva de Inauguração do Espaço Cultural Banco Brasil – Feira de Santana – BA
• Coletiva de comemoração dos 10 anos da NR Galeria de Arte – Salvador - BA.
• Indicado para concorrer ao Prêmio Leonardo da Vinci – Consejo Cultural Mundial – México
• Exposição Coletiva do Lançamento do Catálogo do Acervo Museu Galeria Caetano Veloso – CCAAm/UEFS –Feira de Santana – BA
• Exposição Coletiva “Feira – Salvador” em homenagem a César Romero no MAC – Feira de Santana - BA
• Exposição Coletiva, paralela ao “I Salão do Móvel Casanova” – CCAAm – Feira de Santana - BA
2001 • Exposição Coletiva da Kalilândia – Projeto Verão Cultural 2001
• Exposição Coletiva 2001 no MAC - Feira - Ba
• Quarta Coletiva do Espaço Cultural "Casa Nova" - Feira - BA
• Exposição Coletiva de inauguração do Espaço Cultural "Cama Nova" - Feira - BA
• Encontro das Artes - Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira - BA
• Expoentes - Espaço Cultural Iguatemi – Feira - BA
• Pintura em Gestos da Paz – Conjunto Cultural da Caixa Econômica – Salvador - BA
2002 • Exposição de " Artistas Convidados " - Museu Regional de Arte - Feira de Santana-BA
• Galeria de Arte Mercado das Artes – Coletiva no Espaço Cultural Baby Beef
• NR Galeria de Arte – Coletiva Beneficente do CVB – Salvador – BA
• Arte no Jeans – Integrada ao Iguatemi Collection – Feira de Santana-BA.
• Coletiva do I Seminário de Artes Plásticas realizado no CUCA/UEFS, Feira de Santana – BA
• Coletiva de inauguração do ACBEU em Feira de Santana – BA
2003 • Galeria de Arte Carlo Barbosa – “Arte Feirense em Pauta” – Feira de Santana – BA
• Galeria de Arte Áureo Filho do CETEB – Feira de Santana – BA
• Folclore na terra de Sant’Ana na G. A. Carlo Barbosa – Feira de Santana – BA
• Encontro Contemporâneo no MAC – Feira de Santana - BA
• VI Mostra da “Casa Nova “– Feira de Santana - Ba
• Coletiva Prova do Artista Galeria de Arte – Inauguração da filial na Eliane – Pirai de Feira de Santana – BA
• Coletiva em homenagem a critica de artes Matilde Matos – EBEC Galeria de Arte – Salvador –BA
2004 • Dannemann – VII Bienal do Recôncavo – Selecionado com pintura – São Felix –BA
• Exposição coletiva de Fim de Ano do Projeto Sofitel- Costa do Sauípe, Salvador-BA
• Fundação Cultural do Estado da Bahia, Centro Cultural João Gilberto – Salão de Juazeiro – BA
• Projeto Natal sem fome, da Galeria EBEC – Salvador – BA
• Frazão Arte Galeria expôs o acervo da Revista Artista da Bahia, onde constam trabalhos de Gil Mário – Salvador – BA
• Mostra Itinerante “Arte na Escola Raimundo Oliveira” – Feira de Santana – BA
2005 • Coletiva em homenagem aos 100 anos do Rotary Clube realizada no Museu Regional de Arte de Feira de Santana.
• Coletiva na Galeria de Arte Áureo Filho no CETEB – Feira de Santana-BA.
• Caixa Cultural – Projeto VI Mercado Cultural (sala especial) – Salvador – BA.
• Galeria de Arte Álvaro Santos - Aracajú – Sergipe.
2006 • Dannemann – VIII Bienal do Recôncavo – Selecionado com escultura – São Felix –BA
• O Bumba-meu-boi na Visão de Oito Artistas, realizada no Centro Universitário de Cultura e Arte – Feira de Santana – BA.
• Selecionado para o Salão da Fundação Cultural do Estado da Bahia em Alagoinhas – BA.
• Exposição 4 linhas – realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC de Feira de Santana - BA.
• Lembrando o Natal. – Museu Regional de Arte – Feira de Santana – BA
2007 • EBEC Galeria de Arte “ Comemorações “- 80 anos da crítica de arte Matilde Matos
Coletiva, Aberto 2007 no Museu Regional de Artes,, Feira de Santana - BA
Artistas do projeto Sofitel na Galeria de Arte, Prova do Artista – Salvador - BA
2008 • Exposição Letras nas Artes da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana – BA
• Grandes Artistas da Bahia em Pequenos Formatos no MRA em parceria com a Prova do Artista Galeria de Arte
• Pinacoteca da CDL – Artistas Feirenses – BA
• Mostra Brastemp Gourmet em Salvador – Espaço Luiz Humberto
• Dannemann – IX Bienal do Recôncavo – Selecionado com Pintura – São Félix – Ba
• Exposição A Mão Afro da Bahia – Teatro do IRDEB – Salvador – Ba
2009 • Exposição “Memórias do Presente” lançamento do projeto Vitrine da Arte no Boulevard Shopping de Feira de Santana – BA
• “Arte Comestível” - Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira de Santana – Ba
• “Doce de Santo”- Galeria Acbeu – Salvador-Ba
• “Diálogos e Ciência da FTC” – Galeria de Arte Carlo Barbosa - Feira de Santana – Ba
• “IV Centenário do TJBA” – Foyer do Tribunal de Justiça da Bahia - Salvador-Ba
• Museu Regional de Arte – ABERTO 2009 – Feira de Santana – Ba
• Galeria de Arte Canizares da UFBA – exposição Doce de Santo (itinerante)
• Galeria de Arte Carlo Barbosa da UEFS - exposição Doce de Santo (itinerante)
• Exposição 2234 – Museu Alem do Carmo – Salvador-Bahia
• Exposição Embracil Grann Ville- Feira de Santana-Ba
2010 • "Ocupação Artística na Feira de São Joaquim" - Salvador-Bahia
• Exposição Comemorativa pelo Dia do Artista Plastico - Academia de Letras e Artes - Maestro Miro -Feira de Santana-Ba. • Exposição Sant´Ana: Imagens seculares e uma história com novos olhares” -Museu de Arte da Bahia-Salvador-Ba.
• Exposição Arte Comestivel "Dia Mundial da Alimentação" Atelier Leonel Mattos - Salvador-Bahia 
2011 • Exposição Gil Mário e Rosalice Azevedo no Restaurante Vivas- Feira de Santana-BA.
2012 • Exposição "Circuito das Artes 2012"- Museu de Arte da Bahia(MAB) Salvador-Ba.
Exposição Leilão Arte Solidária - Grupo de Apoio á Criança com Câncer (GACC) Câmara Municipal de Salvador-Ba.
Exposição Leilão Arte Solidária - Associação de Promoção Humana (APH)- Creche Dagmar Silva- Feira de Santana-Ba.

2016 • Exposição MAC 20 ANOS - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira- Feira de Santana-Ba.
2017  •  Exposição "Doce de Santo" - Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) - Salvador-BA
2018  •  Exposição Coletiva - Grupo Designe de Feira de Santana  - Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana-BA

 Feira de Santana-Ba.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário