quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Teoria de Importantes Artistas Plásticos

Guernica, Pablo Picasso, 1937
A cada tempo as artes e a cultura registram ou expressam a evolução do homem, demonstrando que nos tornamos humanos, no sentido de sermos diferentes dos animais, pois, “somos capazes de transformar com criatividade o mundo em que vivemos”.
A arte coloca questões ao mundo, joga perguntas para as quais não há uma resposta pré-determinada, considerada certa, única. “Cada ser humano, cada indivíduo, reage aos estímulos da arte de forma particular e especial, de acordo com sua idade, experiência, sensibilidade, cultura e informação”. É um exercício de liberdade. É a linguagem da vida.
A busca pela liberdade plena surge com a prioridade da ideia sobre a técnica da produção. Dizem alguns críticos que Marcel Duchamp foi influente neste processo de liberdade, pois expôs uma roda de bicicleta presa a um banco em 1913 e declarou “a arte é um olhar amoroso sobre a vida”.
Os pensadores não param mais: Pablo Picasso (1881 – 1973) disse que “seus quadros eram páginas de seu diário, testemunhando a relação íntima entre a criação e a vida”.
O pintor Kandinsky (18866 – 1944) foi inovador quando optou pela pintura livre da preocupação figurativa e Miró (1893 – 1983) pretendia “expressar com precisão todas as fagulhas douradas que a alma solta”.
No Brasil, a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, estabelece um tempo de liberdade total de criação, de pesquisa, de novos materiais, “de rompimento das regras já estabelecidas, de independência do realismo e da cópia da natureza”.
Na escultura, Alexandre Calder (1898 – 1976) criou os movimentos (móbiles ou stábiles). A partir de então as manifestações estéticas se alternam entre o fazer artístico e o conceito dos intelectuais: fouvistas, futuristas, cubistas, construtivistas, expressionistas, dadaístas, abstracionistas, concretistas, minimalistas e os que apresentam apenas conceitos, a ideia em direção da liberdade. No nosso estado, Bahia, a abstração formal (que lembra a forma) predomina.
O ponto de fuga das linhas da liberdade artística continua sendo o objetivo atual das artes plásticas em todo o mundo globalizado. Só não concordo com “all is pretty- tudo é bonito”, pois até na criação artística existe conceito de beleza e equilíbrio.







Um comentário:

  1. Tive a satisfação de vê no Museu Casa da Rainha Sophia em Madri essa importante obra do gênial Pablo Picasso...
    Também visitei o Museu de Picasso que está instalado em uma casa que ele viveu, na sua terra natal, Málaga, Espanha.
    A oportunidade de vivenciar por alguns momentos de prazer com a contemplação de algumas das suas obras, foi muito emocionante para mim.
    Parabéns a Gil pela iniciativa do Blog e pelo sucesso na carreira de Artista.
    Abraços
    Shirley Ferreira
    shirloa_f@hotmail.com

    ResponderExcluir